Pular para o conteúdo principal

Seu filho quer ser obediente!


“Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo.” (Ef 6, 1)

              
                Antes de mais nada, vou falar uma coisa óbvia, mas que às vezes esquecemos: todo mundo se esforça para fazer a coisa certa! É assim com você? Também é assim com os outros e é assim com os seus filhos. Eles querem acertar, querem ser crianças educadas e obedientes e precisam da sua ajuda!
               Vamos pensar um pouquinho em quais são os frutos da desobediência. Se seus filhos estão desobedientes, os pais ficam mais cansados e irritados porque tudo se torna mais difícil e trabalhoso, enquanto que, se seus filhos te obedecem, tudo se torna mais fácil! Imagine: você pede que seu filho vá escovar os dentes e ele vai. Você o chama para dormir e ele vai. Você pede que ele permaneça sentado e ele fica. Que maravilha, não é mesmo?! Se sempre fosse assim na sua casa você estaria mais tranquilo e menos cansado, não é verdade? Então vamos pensar no lado dos filhos. Filhos desobedientes são criticados, malvistos pelas outras pessoas, dão problemas na escola e frequentemente levam punições de seus pais. Então eu pergunto: é isso que eles querem? Ou eles desejariam ser elogiados pelo bom comportamento e ver seus pais alegres e dispostos para brincar com eles? Além de tudo que já falei, numa relação em que não há obediência, os pais gastam muito mais tempo para conseguir o que desejam com os filhos e este tempo poderia estar sendo usado para brincar ou ter um momento prazeroso com seus filhos.
               Bem, então, se os pais desejam e os filhos querem ser obedientes, como fazer isso acontecer nas nossas casas? É mais simples do que você pensa! Obrigue, com força física, seus filhos a te obedecerem! Acredito que os pais sejam mais fortes do que os filhos justamente para isso! Deus facilita as coisas pra gente e nós, às vezes, dificultamos. Usando os mesmos exemplos acima, se você chama seu filho para escovar os dentes e ele não vai, pegue-o pelo braço e leve-o para o banheiro. De preferência, não seja muito delicado! Dê um apertão no braço ou leve-o meio arrastado. Se você nunca fez isso, acredito que seu filho vai chorar bastante e espernear, mas não vai durar muito tempo! Em uns três dias ele já vai ter melhorado muito e já vai começar a entender que ele deve ir ao banheiro quando você chamar. Quando chegarem ao banheiro, não brigue! Escove os dentes normalmente, mesmo que seja um pouco difícil por conta do choro. Dentro de poucos dias seu filho vai ter entendido e vai atender ao seu chamado. Quando isso já tiver se tornado rotina, ele vai sentir preguiça novamente e vai tentar adiar o momento de escovar os dentes, ou seja, ele vai tentar desobedecer novamente. Mas se você for firme e manter a postura de que quando você o chama ele deve ir, basta ir até ele, segurar pela mão e levá-lo e ele irá quase sem reclamar.
               Quando você chama seus filhos para dormir eles dizem que não querem porque desejam continuar brincando? Os meus também fazem isso! Mas se é hora de dormir, vamos dormir! Leve-os para a cama mesmo que não queiram! Nunca passei por essa situação, mas estou tentando imaginar um filho muito desobediente e rebelde que, talvez, vá desafiar os pais saindo do quarto, se jogando no chão chorando e dizendo que não vai dormir naquele momento. Talvez até seja grosseiro ou bata nos pais. Não sei se pode chegar nesse ponto, mas acredito que se a criança não tiver sido ensinada a ser obediente, possa chegar a uma cena parecida com essa. Nesse caso, eu recomendo palmadas ou uma punição severa! E aconselho os pais a se manterem firmes e fazerem os filhos dormirem naquela hora. Se os pais conseguirem se impor e fazer do jeito deles, esses “showzinhos” das crianças acabam muito rápido! Dentro de poucos dias as coisas ficam mais fáceis.
               E quando vocês estão em um ambiente que exige a permanência no mesmo lugar por um longo tempo como teatro, cinema, avião ou ônibus? Como mantê-los sentados? A pior alternativa é tentar distrair a criança levando brinquedos ou jogos. Não que isso não possa ser feito para tornar o momento mais prazeroso, porém, você não conseguirá mantê-la envolvida com alguma coisa durante todo o tempo. A criança, desde muito cedo, precisa entender que, naquela situação, ela deve ficar sentada sem fazer nada e esperar. Mas e se ela tentar levantar e quiser andar pelo local? Diga que não pode e segure-a pelo braço. Use sua força física para impedir. Mas, e se ela começar a chorar dentro do cinema? Depois que eles estiverem acostumados a essa imposição por parte dos pais, esse choro não dura muito. Logo eles param, às vezes ficam chateados e pedem colo. E você pode pegá-los no colo, desde que eles permaneçam sentados, certo? O importante é que haja obediência! Se é importante que a criança permaneça sentada, assim deve acontecer.
               Eu acredito que muitos pais não cobram obediência das crianças por medo de estarem sendo autoritários. Lembram do que falei acima sobre esse desejo de fazer a coisa certa? Acho que muitos pais tem medo de estarem fazendo a coisa errada exigindo obediência dos seus filhos. Mas seus filhos também querem fazer a coisa certa e estão suplicando que você os ensine e exija que se comportem bem! Eles querem ser elogiados pelo bom comportamento! Não querem ser vistos como crianças inconvenientes, que tumultuam os ambientes em que se encontram. Eles não querem causar problemas! Eles querem ser amados e crianças obedientes são muito queridas por todos! Portanto, coragem, pais, seus filhos querem ser obedientes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filhos = Casa bagunçada??

               Acho que sim! Não tem como dizer que a casa continua na mesma organização depois que nascem os filhos, né? E, desde que esteja sob controle, acho que é uma bagunça gostosa, com cara de alegria! Mas nossos filhos também precisam aprender a guardar os brinquedos e, pela minha experiência, considero muito importante que as crianças percebam que existe ordem e organização na casa. Eu não costumo deixar as crianças tirarem todos os brinquedos do lugar. Coloco um limite na bagunça do tipo: “se você está brincando com isso, não pode pegar aquele quebra-cabeça. Se quer brincar com o quebra-cabeça, teremos que guardar esses brinquedos antes.” Acho que isso ajuda muito a criança até mesmo a se concentrar no que está fazendo. Quando ficam muitos brinquedos aleatórios espalhados, a criança perde o interesse e fica perdida no meio da bagunça.            ...

O HOMEM DEVE SER O CABEÇA DA FAMÍLIA?

               As esposas cristãs prometem obedecer aos seus maridos, e, no casamento cristão, diz-se que o homem deve ser o “cabeça”.   Duas questões emergem daí: 1) Por que a necessidade de um cabeça – por que não a igualdade? 2) Por que essa função familiar deve ser realizada pelo homem? 1)      A necessidade de haver um cabeça é derivada de que o casamento é permanente. É claro que, desde que o marido e a esposa estejam de acordo, não há necessidade de um cabeça; e podemos esperar que esse seja o estado normal das coisas no casamento cristão. Mas o que fazer quando há um desacordo real? É claro que se deve conversar sobre o assunto; mas estou pressupondo que eles já tenham feito isso e mesmo assim não tenham chegado a um acordo. O que fazer nesse caso? Eles não têm como decidir por voto majoritário. Certamente, apenas uma ou outra destas duas coisas pode acontecer: ou eles têm...

Se eu não servir o meu lar, como posso agradar a Deus?

               “O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada, cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. ” 1Cor 7, 34                Estava agora me recordando da minha época de solteira, quando ainda morava com a minha mãe. Quem não tem aquela boa lembrança da casa da mãe, onde tudo está em ordem, comida na mesa, roupas limpas e a casa organizada? Lembrei-me agora de um vídeo muito bom do Porta dos Fundos intitulado Morando Sozinho, onde o cara descobre que a louça não se lava sozinha nem as roupas voltam para o roupeiro num passe de mágica. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=71nbCHS1B8Q    ...

Direito da criança: o que há de errado nisso?

              Outro dia minha filha chegou em casa cantando uma música mais ou menos assim: “Toda criança tem o direito de ter família/ Toda criança tem o direito de não trabalhar”. Então eu fiquei pensando: tem alguma coisa errada com essa música! Mas o que?                Certamente este é o sonho de Deus! Deus quer que todas as crianças tenham uma família, Deus quer que as crianças possam desenvolver toda a sua potencialidade estudando e brincando muito, sem ter que encarar a responsabilidade de trabalhar tão cedo. Deus também quer que sejamos muito felizes, não tenhamos problemas, doenças e sofrimentos. Mas, desde que o pecado entrou no mundo, com ele entrou a injustiça.                Acho que aí está o problema: o mundo é injusto! É bem verdade que todas as crianç...